quarta-feira, 2 de maio de 2012

Semana cheia!!

2 meses e 10 dias pro retorno.. eu não queria estar contando o tempo que ainda tenho aqui, mas tô!
Não é ansiedade para voltar pro Brasil.. quero muito voltar, rever todos que eu amo tanto e que estão tão longe, mas o que mais me faz contar o tempo é por que é esse o tempo que eu tenho pra achar alguma coisa para fazer aqui depois.
Sim, esse agora é meu objetivo.. uma vida aqui nessa terra distante, mas que me faz tão bem!!
Esses desafios do dia a dia, essas burocracias, essa falta de rotina, as descobertas.. isso me fascina!

Um pouco dos últimos acontecimentos agora..

Essa semana que passou foi bem cheia, começou terça feira com uma reunião da associação de viticultores onde trabalho com vários outros grupos de pesquisa.. aquele tipo de reunião de gente importante, e eu lá no meio.. O mais legal foi o almoço que eles ofereceram pra todo mundo no fim. Um restaurante super chique, copo pra isso, copo pra aquilo, garçon vindo servir a todo momento e o melhor: de entrada teve scargots!! Sim, lesminhas =P Vou dizer que eu gostei, tavam com um molhinho bem bom, mas acho que não tenho coragem de provar de outra maneira.. já posso dizer que comi scargots na França.

Quarta-feira um bom dia de campo, fazendo rally pelas estradinhas enlameadas, onde teoricamente só passaria um trator, e eu lá mandando ver com um clio velho, mas põe velho nisso!! Eu tava adorando a brincadeira, mas não sei se a menina que tava comigo gostou tanto assim hehehe
Pra finalizar a quarta-feira teve uma janta de despedida do meu professor ai da UFSC que tava fazendo o Pós-doutorado dele aqui. Uma técnica de laboratório ofereceu uma janta na casa dela. O marido dela tinha uma cave de fazer inveja.. acho que era do tamanho do meu quartinho aqui, com vinhos de tudo quanto é lugar.. e só os melhores! Dai a mulher dele comentou que eu tava trabalhando numa região de Grand Crus (os melhores vinhos da Borgonha), esses que uma garrafinha custa pra mais de 200 euros brincando.. e o marido dela fica todo feliz e traz pra gente tomar um Grand Cru Corton-Charlemange (melhor vinho branco produzido na região que to trabalhando) da safra de 2002!! E pra fechar traz um outro do mesmo tipo, mas tinto!
Só assim mesmo pra eu chegar perto de uma garrafa desses vinhos tops!! Não entendo nada de vinho, mas sei que o branco mais que o tinto agradaram bastante meu paladar =P

Pra dar continuidade a semana cheia de acontecimentos, na sexta-feira peguei o mesmo clio velho pra ir a campo e dai fiz minha maior proeza: tranquei o carro com a chave dentro.. tava no meio daquele mar de vinhas, trancada pro lado de fora, com todas as minhas coisas dentro do carro.. sorte que o celular tava comigo.. dai liguei pra uma amiga do estágio e pedi um help pra ela! Isso era umas 10h30. Enquanto ela não chegava fui falar com um casal que tava trabalhando ali perto nas vinhas. Era um casal de portugueses super gente fina.. se ofereceram pra me levar até uma loja da Renault que tinha ali perto, mas como a minha ajuda tava a caminho não quis incomodar eles, mas mesmo assim ofereceram pra eu esperar dentro do carro deles, afinal tava chovendo também.
Dai minha amiga chegou e ficamos lá tentando abrir o carro, os portugueses passaram pela gente e disseram que ia ver se não achavam ninguém pra ajudar na cidadezinha. Perto de 12h30 o português volta, dizendo que como era sexta-feira tava tudo fechado. Dai sei que o português e a minha amiga tanto fizeram que conseguiram abrir o carro, mas nessa quebraram o tambor da porta, o negocinho onde coloca a chave caiu fora =P O importante é que o carro abriu!!
Não bastasse os portugueses terem sido super legais comigo até aquele momento, ainda convidaram a gente pra ir almoçar com eles.. No fim vou dizer que até achei legal toda a situação.. conheci pessoas maravilhosas, mas me senti a mais burra de todas né..

Pra comemorar todos os acontecimentos da semana, fechei indo comer uma Raclette com os brasileiros e duas espanholas.. pensa numa comida boa!!

Mas ainda não acabou.. Sábado fui ajudar uma outra amiga do estágio, a Pauline, a fazer a mudança dela. Ela morava no centro de Dijon, no quarto andar de um prediozinho antigo, e tava se mudando pra uma casa lá perto do estágio. Acho que subi e desci os 58 degraus da casa dela umas 15 vezes carregando caixas, pedaços de móveis e tudo mais que ela tinha.. um belo exercício físico!! Depois fomos até a casa dela pra descarregar as coisas dela.. acho uma pena estar sem minha câmera lá, por que o lugar é um paraíso.. uma vila bem calma no meio de duas montanhas, com um riachinho perto.. ainda volto lá e dai tiro fotos.
Pra fechar o sábado fui na casa da Blanche, essa que foi me resgatar lá no meio das vinhas, tomar um aperitivo (eles usam muito essa expressão por aqui, "faire un apero) e fiquei brincando com o gatinho dela.. tava com tanta saudade de esmagar um animalzinho que acho que o gato ficou até meio tonto.. e eu toda arranhada, mas valeu a pena =P

Pra finalizar, ontem, feriado, aqui na cidade quase nada funciona, nem mesmo os ônibus circulam!! Mas tava um dia lindo, sol, calorzinho, dai fui com os brasileiros até o Lago Kir, que fica do outro lado da cidade.. alugamos bicicletas e fomos até lá fazer um pic nic e ficar batendo papo no gramado.. foi muito bom, quero ver se a preguiça me deixa fazer isso outras vezes, pegar uma bicicleta e dar umas voltas por aqui!!

E é isso.. tudo que não tinha de coisas pra contar nas outras semanas tive nessa..

Beijão pessoal, saudade de todo mundo..

Dani.

2 comentários:

Tuti disse...

Nojenta!
Morri de inveja desse vinho grand cru. Aqui no Brasil custa R$ 1.299,00 a garrafa.

Bem, no site do Submarino estão oferecendo um descontão e sai por R$ 849,00 ...

Também nunca comi raquete (!...)

Mas os sicargô fala sério! ... e apero, apero, apero...

Nojenta!

Seja feliz
Tio Luiz

Anônimo disse...

Tá pensando o que, que é só trabalhar na roça de carro é? Vem o feriado e um passeio bem merecido, e de BICICLETA, para relaxar :) hehehehe.
Chique né!
Ainda mais...se arriscar ir nesses encontros "FINOS", primeiro foi aquele prato especial, naqueeela outra vez,os "bichinhos"(camarão), agora as lesminhas (scargots), o que salvou mesmo foram os vinhos finos, isto é pra quem é chique (nojenta) e se aventura.

Sucesso!

Beijos: Pai e Mãe VGS